Instalando o driver de video manualmente - NVidia


Existem varias maneiras de se instalar o driver de video, algumas pessoas andam tendo problemas ao instalar o driver de video pelo Yast, ja tive problemas parecidos quando iniciei no mundo Linux.
E então resolvi fazer um mini-tutorial de instalação do driver, já utilizei este metodo nas três verções do OpenSuse (10.1, 10.2 e 10.3), na verção 11 instalei pelo Yast mesmo e não deu problema algum.

Acesse o site da NVidia, procure pelo driver correspondente a arquitetura de seu pc

Depois de fazer o download, guarde este Driver da NVidia, dentro da sua pasta home, simplesmente deixe ele lá, não colocar ele dentro de nenhuma sub-pasta, ok.

Com o driver dentro de sua pasta home, feche todas as janelas de sua area de trabalho (desktop), com o computador ligado sem nenhuma janela no desktop, aperte ao mesmo tempo os botões do seu teclado [Ctrl] [Alt] [F3]
Não se assuste seu desktop ficará escuro, ficara com a aparência do konsole.

Aconselho a imprimir os comandos abaixo para visualização do tutorial, já que voçê entrara em modo de konsole, após apertar as 3 teclas, será mais fácil para acompanhar passo a passo.

Podera acontecer de serem pedidos caso não estejam presentes durante o processo de instalação do drive da NVidia, os pacotes: make, gcc e kernel source, instale-os pelo YaST, coloque o CD/DVD e procure no campo pesquisa: make, gcc e kernel source, assinale-os e os instale, assim evitara possivéis mensagens do drive da NVidia que pedem estes dois para poder dar andamento a instalação.


Aparecerá uma mensagem:

Have a lot of fun...


Ele ira pedir o LOGIN e PASSWORD, digite root e a sua senha de administrador

# root

- digite root, se for digitado su ou sudo não funcionaŕa, ok

# *****

- Aqui voçê coloca sua senha de administrador.

Digite agora:

# init 3

- Aparecerá novamente espaço pedindo para que voçê coloque LOGIN e PASSWORD, repita os dados : root e *****.

Procure agora pela sua pasta home:

# cd /home/seu_nome/


Agora voçê esta dentro de sua pasta home, utilize o comando ls ( para listar o que esta dentro de seu home, é apenas para ter certeza de o driver está la mesmo, pode pular este comando, ok)

# ls


Está vendo o driver da nVidia dentro,
NVIDIA-Linux-x86-1.0-9746-pkg1.run

Digite o comando a seguir

# sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-9746-pkg1.run - q


Não esquecer que este e apenas um exemplo com um driver que tem o final 9746-pkg1.run, naturalmente se voçê baixar outro driver mais atual e apenas uma questão de voçê digitar ao nome do driver que vc guardou dentro do home, como falei anteriormente os drives são atualizados constantemente, portando a numeração final sempre muda.

Aparecerão algums perguntas , responda ok ,e prossiga com a reconfiguração se seu kernel.

A reconfiguração do kernel e coisa rápida ,cerca de 30 segundos, após estas telas aparecerá novamente uma linha de comando, digite:

# sax2 -r -m 0=nvidia


( é ZERO não confundir com "o").

10º Digite agora as linhas a seguir, no final aperte [Enter] após digitar cada uma:

# nvidia-xconfig --composite


# nvidia-xconfig --allow-glx-with-composite


# nvidia-xconfig --render-accel


# nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals


# rcxdm restart




Pronto driver instalado corretamente.

0 comentários: